2 de mar. de 2011

Efeitos visuais, maquiagem e figurino

Ainda no clima pós-Oscar, eu estava procurando alguma ideia para o post quando, de repente, tive um insight: falar sobre figurinos no cinema (e também maquiagem e efeitos visuais hahaha)! Esses elementos são essenciais para a caracterização da personagem, localização geográfica, histórica, entre outros, e muitas e muitas vezes o público dá importância apenas para os efeitos visuais "feitos por computador" - muita gente acha que hoje em dia tudo se resolve com tecnologia, mas inúmeros efeitos ainda são feitos à mão, principalmente no quesito maquiagem!!!

Por exemplo: Cisne Negro, filme tão comentado nos últimos tempos, teve parte de seu figurino elaborado pelas irmãs Mulleavy, da grife Rodarte. As roupas são responsáveis pela caracterização da personalidade de Nina (interpretada por Natalie Portman, ganhadora do Oscar pelo papel), e a transição dessa personalidade é percebida pela mudança na aparência das roupas, tanto as do guarda-roupa da personagem quanto do cisne branco e o negro. Aqui tem sketches de algumas peças:



Já a maquiagem complementa a caracterização: nesse filme, a makeup designer responsável pelo trabalho é Judy Chin (vencedora de Oscar e também responde pelo visual de diversas celebrities, incluindo Sarah Jessica Parker, a eterna Carrie Bradshaw). Se quiser saber como foi o processo e quais produtos ela usou para fazer o make de Black Swan, leia a entrevista dela no LA Times, aqui!

Natalie como white swan: branquinha, meiguinha

make de black swan: mais obscura, porém sexy (ui!)

E, por último, os efeitos especiais, que dão vida à ficção, unindo-se à maquiagem e ao figurino! Eu achei um vídeo bem bacana na internet que mostra de maneira bem rápida e prática como alguns efeitos foram aplicados no filme, incrível:


Já deu pra perceber que os três "andam" junto, né?

Muitos outros filmes utilizam ótimas técnicas (e profissionais!!) para elaboração e execução de efeitos visuais, maquiagem e figurino, como O Senhor dos Anéis, Moulin Rouge, Alice no País das Maravilhas, Tron, e por aí vai...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...