5 de mar. de 2011

Intercâmbio de trabalho e estudo - p1: docs

Eu pequenininha perto da american flag no Orlando International Aiport!


Salut pessoas queridas! Carnavalzão, super chuva em Birigui, cheguei hoje ultra cansadinha, e pensei em fugir um pouco da overdose carnavalesca e falar do meu intercâmbio de trabalho e estudo que fiz em Orlando em 2009. Uma das melhores coisas que já fiz na vida!
Bom, tudo começou com as faltas de perspectivas após me formar, e após dicas de várias amigas optei pelo intercâmbio. A maioria das minhas amigas tinham se dado bem como au pair, mas não me animei com a resonsabilidade de cuidar de crianças de famílias desconhecidas, então pesquisei muito e achei o Disney International College Program da STB, então fui na STB de Rio Preto (como ainda morava em Birigui na época, era a mais perto) e após envio de currículo em inglês, pré-seleção, entrevista em inglês na STB, e entrevista por telefone diretamente com a Disney fui selecionada para trabalhar no Walt Disney World! E como concierge (nem conhecia a palavra antes de receber o email com o cargo lol), o trabalho é parte do programa que você paga por um curso de especialização na area de turismo e hotelaria, na University of Central Florida e tem estágio remunerado (uhuuu) na Disney!

Eu nunca tinha ido para o exterior antes e amei a Disney, realmente "where dreams come true".


Como eu nunca tinha ido para o exterior, então tirar visto, embarque, outro idioma, etc eram tudo coisas de outro mundo que me faziam tremer. Então vou dar algumas diquinhas sobre a parte burocrática.
Bom sobre o visto americano:
você tem que entrar no site www.visto-eua.com.br se cadastrar e emitir um boleto de R$ 38,00 e pagar em qualquer banco e só então você pode agendar a entrevista (é bom procurar agendar entre dois meses antes do periodo da viagem e marcar a entrevista para até dez dias antes da viagem em si, porque eles vão mandar seu passaporte por sedex e isso pode demorar até 6 dias úteis). Essa é só a primeira das taxas... porque depois vem mais uma taxa que você só pode pagar em agências do citibank... (mas existem agências que fazem esse serviço cobrando uma taxa para quem como eu não mora em cidades com esse banco), depois vem a taxa especifica do seu visto que tem que ser paga online e no dia tem mais uma outra taxa de visto concedido e mais o sedex que é cobrado em reais (leve de 150 a 200 reais dependendo do tipo de visto...)

Brasileirada que embarcou em 04/04/2009 ºoº


O consulado americano é um caso a parte, se sua entrevista está marcada para São Paulo como foi o meu caso, prepare-se para muitas filas e lotações... cheguei no consulado as 6:30 da manhã e já tinha uma fila de mais ou menos 30 pessoas na minha frente...(não se esqueça de levar nada, principalmente o comprovante de agendamento se não você não entra!) , só entra a pessoa com entrevista marcada, os acompanhantes tem que ficara para fora. Não espere nenhum tratamento especial, os atendentes brasileiros com raras execeções são bem rispidos com todas as pessoas incluso gestantes, velhinhas e enfermos, também leve seus formulários DS totalmente preenchidos, se existem intens que você não tem como por exemplo acompanhante na viagem ou marido/esposa escreve NONE ou NÃO TEM/ NÃO POSSUO, e a data da assinatura tem que ser o dia da entrevista. Bom você entra segue por uma fila conferem seus formularios, se falta ou alguma coisa está errada você tem que corrigir, então você recebe uma senha e vai para a pré-entrevista, entrega os formulários, e talvez seja encaminhado para o caixa que só abre as 8:00 da manhã, onde você paga a taxa de visto concedido (as vezes isso é antes da entrevista as vezes depois, dependendo do tipo de visto e de seus formulários, turista SEMPRE é depois da entrevista). Ai a sua senha pisca num painel e você tem que tirar as impressões de uma maneira estranha num leitor rsrs (estranha pq primeiro são 4 dedos de cada mão, depois os polegares e os dedos tem que ser todos juntos, enfim eu me confundi nessa hora e a atendente tinha um sotaque muito confuso de lugar nenhum uahauha) depois você espera um bommm tempo, o lugar provavelmente vai estar lotado de gente, e de pessoas muito tensas então imagine como é.. rsrs, ai sua senha pisca e você vai para a entrevista... a minha foi até que tranquila, foi com uma americana, toda em inglês (não se apavore, te perguntam antes se você fala ou não inglês) perguntou se era a primeira vez que eu estava e realmente é, porque eu nunca fui nem p/ Paraguai uhauahua, ela foi simpática, foi bem rápido e yes, visto concedido, o detalhe foi que quando minha senha piscou eu me dirigi ao guichê e tinha uma velinha que não saia de lá de jeito nenhum, na hora que saiu estava chorando e com o passaporte em mãos, tinha tido o visto negado, nossa deu muita dó mesmo...

Meu passaporte ainda é do modelo antigo

Então eles ficam com seu passaporte e te dão um papelzinho para você pagar o sedex e a taxa para quem ainda não tinha pago a taxa de visto concedido, você paga e espera o passaporte chegar na sua casa. Resumo da ópera cheguei lá as 6:30 e sai as 9:05 da manhã, prepare-se para muito "chá de cadeira" ou de pé porque lá realmente é muito lotado de gente!!! Ah, todas as fases, pré-entrevista, entrevista, caixa, sedex, digitais são feitas em guichês de pé, por isso se você é mulher e pensou em ir de salto para causar boa impressão pode esquecer, ele só te vêem da cintura p/ cima, melhor mesmo é ir de tênis porque lá as coisas são um pouco lentas e ainda mais para ficar de pé em filas... o melhor é prezar pelo conforto mesmo!
Depois do visto chegar faltavam dois dias para a viagem que marcaria a minha vida forever!

Next post eu conto a minha vida como cast member (como são chamados os funcionários da Disney!)

ºoºHave a magical day! ºoº

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...